Newsletter Jaci

Inscreva-se na nossa newsletter e receba no seu e-mail as melhores dicas e promoções exclusivas.


Procurar

Jaci Natural

  /  Aromaterapia   /  DIY: Receita de escalda pés para relaxar

DIY: Receita de escalda pés para relaxar

Sabe aqueles dias em que chegamos em casa cansados após um dia cheio e estressante? Ou até mesmo aqueles dias tão gelados e que sentimos muito frio nos pés? Para esses momentos, um escalda pés natural é uma boa pedida para aliviar os pés cansados, esquentar o corpo e aliviar tensões. Os benefícios podem ainda ser potencializados com o uso de óleos essenciais.

O momento ideal para fazer um escalda-pés é após o banho, com os pés limpos. Quer saber como fazer? É muito fácil, confira abaixo:

Pingue 5 gotas de óleo essencial de sua escolha em 1 copo americano de sal grosso. Misture e coloque em um recipiente com água – o suficiente para cobrir os pés. A água deve estar entre 38 e 46ºC, temperatura que permite dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação por toda a planta dos pés. Se quiser, acrescente ervas como ramos de alecrim para potencializar a limpeza energética.

O sal grosso é excelente para os pés, pois ajuda a drenar o excesso de líquidos, o que diminui o inchaço nos pés e propiciam uma sensação de leveza e bem-estar. Além disso, tem o poder de neutralizar a eletricidade do corpo. Para quem mora longe da praia é um ótimo jeito de relaxar e renovar as energias.

Você pode usar o óleo essencial que tiver em casa. Caso não saiba qual usar, confira os óleos que sugerimos para vocês e suas propriedades:

Cansaço e esgotamento mental: hortelã-pimenta, alecrim, limão, eucalipto glóbulus.

Stress e ansiedade: lavanda, bergamota, gerânio, capim limão, ylang ylang, laranja, tangerina, camomila.

Frio excessivo: canela, cravo, gengibre. Cuidado! Esses óleos são muito fortes. Utilize apenas uma ou duas gotas de cada.

Dores articulares e musculares: capim limão, copaíba, alecrim, eucalipto glóbulus, hortelã.

Limpeza energética e detox: junípero, cipreste, gerânio, limão, canela, cravo.

Pé de atleta e frieira: melaleuca, lavanda, limão.

Essas são só algumas sugestões de óleos, mas você pode usar qualquer um que tiver em casa! Cada planta tem o seu benefício.

Caso não tenha sal grosso em casa, você pode usar o sal normal de cozinha ou bicarbonato de sódio.

Se não tiver nenhum óleo essencial em casa, experimente fazer o escalda pés com ervas, como hortelã, lavanda, alecrim, ou especiarias como canela em pau, cravo… Será também muito benéfico!

E aí, gostaram da receita? Muito simples, né? Se fizerem, contem para nós o resultado!

Engenheira Química pela UFSCar. Trabalhou na área de logística na Ambev, qualidade da Casale Equipamentos e atua hoje como consultora da EY. Iniciou estudos de Cosmetologia e Fitoterapia no Instituto Holistico Maya, em Playa del Carmen e atualmente cursa Fitoterapia na Humaniversidade.

Deixe
seu comentário

X