Newsletter Jaci

Inscreva-se na nossa newsletter e receba no seu e-mail as melhores dicas e promoções exclusivas.


Procurar

Jaci Natural

  /  Beleza natural   /  Cuidado holístico com a pele II: Inimigos da pele
Cuidado holístico com a pele II Inimigos da pele

Cuidado holístico com a pele II: Inimigos da pele

No post passado, falamos sobre as principais funções da pele e sobre alguns fatores a serem considerados na escolha dos cosméticos mais adequados para a pele, levando em conta a saúde de todo o corpo. Mas, como dito anteriormente, os cosméticos exercem apenas um papel secundário para uma pele saudável. Para mantê-la bonita e livre de problemas, é preciso mais do que usar os produtos adequados, pois há inúmeros fatores relacionados ao estilo de vida e ao ambiente que podem melhorar ou causar danos à pele. Abaixo, falaremos sobre os principais inimigos da pele (e da saúde também!).

1. Dieta inadequada

A dieta humana moderna, na maioria dos casos, é pobre em nutrientes e rica em gordura hidrogenada, açúcar refinado e ingredientes sintéticos como aditivos, conservantes, adoçantes, aromatizantes, espessantes, corantes e aromas. Comer em excesso os tipos errados de alimentos e não ingerir os tipos certos pode resultar em uma série de distúrbios na pele. O surgimento de acne está ligado a uma dieta rica em açúcares e carboidratos, por exemplo. O não fornecimento de nutrientes à pele através de uma alimentação correta causará flacidez, envelhecimento precoce, manchas na pele e erupções cutâneas.

2. Exposição à substâncias químicas

Nossa pele está sendo constantemente exposta à substâncias prejudiciais, que estão presentes em produtos de limpeza, poluentes no ar, produtos cosméticos, etc. Por isso, é importante substituir os produtos de limpeza por alternativas mais verdes, e evitar cosméticos com ingredientes irritantes. A dermatite de contato, por exemplo, é uma condição de pele muito comum, e é causada pelo contato com substâncias alergênicas, incluindo os presentes em cosméticos. Alguns detergentes, ou ingredientes como lauril sulfato de sódio (presentes em sabonetes e xampus) são conhecidos por causar dermatite.

3. Fumar

Além de poder te matar, o hábito de fumar aumenta a produção de uma enzima que quebra as moléculas de colágeno da pele, causando flacidez e rugas. O cigarro também restringe a circulação de sangue, e consequentemente, diminui a entrega de nutrientes para as células. Fumar destrói também as moléculas de vitamina A e C, que são vitais para uma pele saudável, podendo deixar a pele pálida e com rugas ao regor da boca.

4. Má qualidade do ar

Hoje em dia, passamos muito tempo em ambientes internos com ar condicionado. Normalmente, esses ambientes possuem um ar seco, que retira toda a hidratação da pele. Como consequência, a pele fica ressecada, opaca e enrugada. Por isso, é importante sempre se manter hidratado. Beber bastante água para repor essa perda, proteger a pele com hidratantes à base de óleos e manteigas vegetais, e respirar um ar puro e fresco sempre que possível.

5. Desidratação

Falando em beber água, a maioria das pessoas não bebe a quantidade diária necessária. Água é essencial para a saúde da pele, e para hidratá-la, é necessário beber (não adianta aplicar hidratantes!). A qualidade da água é também muito importante. Se você ainda não está convencido, confira aqui um artigo com um depoimento impressionante de uma mulher que bebia pouca água, e as mudanças em seu corpo depois que ela passou a ingerir 3 litros por dia.

6. Maquiagem

Muitos problemas de pele são causados pela utilização excessiva de maquiagem. Produtos como bases e pós podem entupir os poros da pele e causar manchas e rachaduras. Usar maquiagem todos os dias, durante o dia inteiro, não é um hábito saudável, pois a pele precisa de seus poros livres para exercer uma de suas funções principais, que é a eliminação de resíduos.

7. Falta de exercício

A prática de exercícios normalmente não é associada aos cuidados com a pele, mas exercícios são essenciais para a saúde de todo o corpo. A prática constante aumenta a circulação sanguínea (consequentemente o fluxo de nutrientes) para as células da pele.

8. Perda de peso brusca

Efeito sanfona ou perda de peso repentina pode ocasionar perda de elasticidade na pele, causando flacidez. Se a perda de peso for controlada e constante, é muito mais provável que a pele encolha junto com o corpo.

9. Sol

Esse é um tópico bastante controverso. É um consenso que a exposição exagerada ao sol pode causar manchas, envelhecimento precoce da pele e pode até causar câncer. Porém, há um outro lado da história: nossa pele precisa dos raios solares para sintetizar vitamina D. Portanto, precisamos do sol, mas com moderação e proteção adequada. (Saiba mais sobre como obter vitamina D de forma segura aqui).

10. Estresse

Quando o estresse faz parte da rotina, a pele é uma das mais afetadas. A tensão provoca alterações hormonais diversas no corpo e libera algumas substâncias na corrente sanguínea. Com isso, há uma queda na imunidade e o corpo fica mais vulnerável a infecções e outros problemas. No rosto, por exemplo, podem surgir descamações, áreas avermelhadas e ressecadas, olheiras e pele sem brilho. Peles oleosas também ficam com os poros mais dilatados e a derme mais grossa. Outras condições como dermatites, herpes, micose e rosácea também surgem devido ao estresse. No caso das reações alérgicas, por exemplo, o estresse age nas células do tecido conjuntivo, chamadas mastócitos. Com isso, ocorre um aumento na coceira e o prurido. Confira aqui mais informações sobre os problemas de pele causados pelo estresse.

A pele é o maior órgão do corpo. Se ela manifesta algum problema, isso com certeza é sinal de algum desequilíbrio interno. Não podemos tratá-la de forma isolada, pois nosso organismo é um sistema complexo, composto de tecidos, órgãos, células, sangue, hormônios, nutrientes… Ao surgir um problema de pele, devemos investigar com profundidade a sua origem, ao invés de procurar por soluções rápidas e que não resolverão o problema pela raiz.

Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e atualmente está fazendo a formação em Organic Skincare Formulation na Formula Botanica.

Comentários

  • Avatar of Daniella Kakazu

    Eneida

    Beleza de texto, como sempre! Parabéns meninas Jaci!

    18/03/2017
    reply

Deixe
seu comentário

X