Newsletter Jaci

Inscreva-se na nossa newsletter e receba no seu e-mail as melhores dicas e promoções exclusivas.


Procurar

Jaci Natural

  /  Aromaterapia   /  A primavera chegou! Conheça os principais óleos essenciais extraídos das flores
A primavera chegou! Conheça os principais óleos essenciais extraídos das flores

A primavera chegou! Conheça os principais óleos essenciais extraídos das flores

Hoje é dia 22 de setembro, início de mais uma primavera. Para celebrar o início da estação mais florida do ano, vamos falar um pouco das lindas flores e das principais propriedades de seus óleos essenciais.

As flores são conhecidas por seus aromas únicos. Esses aromas são fragrâncias que são produzidas pelas plantas para atrair insetos polinizadores. As flores, de modo geral, possuem aroma extremamente feminino, sendo todas extremamente poderosas para equilibrar os hormônios e ciclos das mulheres. Os óleos essenciais florais mais utilizados na aromaterapia possuem algumas propriedades em comum: são todos antidepressivos, afrodisíacos e equilibrantes. Confira a seguir mais detalhes de cada um deles.

Gerânio (Pelargonium Graveolens)

O óleo essencial de Gerânio é o óleo da paciência. Para a mulher, equilibra os ciclos femininos, além de aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. Pode ajudar também a combater a ansiedade, depressão e estresse. Tem um aroma animador, equilibrador e confortante.

Jasmim (Jasmimum Officinale)

O jasmim é a flor da empatia. Possui um aroma forte, doce e floral, bem exótico. Seu óleo essencial é afrodisíaco, revigora e acalma os nervos. Promove a auto-aceitação, restaura a confiança e a vitalidade. Fortalece as contrações durante o parto e simultaneamente alivia a dor, combate a depressão pós parto, alivia dores menstruais, impotência e frigidez.

Neroli – Flor de Laranjeira (Citrus Aurantium var. Amara)

A flor da laranjeira possui um aroma fresco, delicado e docemente floral. Um excelente óleo para as mulheres, é antidepressivo, calmante de crises emocionais, afrodisíaco, recupera energias e expande o campo energético. Combate os sintomas da menopausa e TPM e promove a confiança.

Rosa Marroquina (Rosa Centifolia)

O óleo de rosa é o óleo do perdão, amor incondicional, amor próprio. Pode auxiliar em casos de menstruação irregular, desordens uterinas, depressão, impotência, frigidez, tensão nervosa e estresse. Seu aroma é afrodisíaco, aliviador, confortante e tônico do coração.

Sálvia-Esclaréia (Salvia Sclaria)

A sálvia-esclaréia é uma espécie de sálvia distinta da salvia comum. A salvia esclareia é mais usada na aromaterapia em virtude do seu baixo nível de toxicidade. O óleo essencial extraído de suas flores e folhas é muito utilizado para auxiliar em problemas como cólica, dores do parto, depressão, frigidez, impotência, dentre outros. Precauções: Não utilizar durante o consumo de bebidas alcoólicas, pois pode ser narcótico. Não pode ser usado durante a gravidez, pois pode causar aborto.

Ylang Ylang (Cananga Odorata)

O óleo essencial de ylang ylang trabalha a autoestima, o feminino, faz você se entregar ao momento. Acalma a respiração e o coração. Tem um aroma doce, exótico e floral. Muito afrodisíaco, antidepressivo e estimulante do sistema circulatório, podendo ser usado para auxiliar em tratamentos contra depressão, frigidez, impotência e estresse.

FORMAS DE UTILIZAÇÃO

Para desfrutar das propriedades desses óleos essenciais poderosíssimos, é necessário muito cuidado, pois são extremamente concentrados. As maneiras mais simples são através do uso de difusores ambientais, colares aromáticos e diluídos em óleo ou creme para passar no corpo. É importante respeitar as concentrações máximas mostradas a seguir:

– Colar aromático: 2 gotas em um pedacinho de algodão, no máximo 3x ao dia.
– Difusor de ambiente: no máximo 7 gotas. Pode-se adicionar um pouco de água para a evaporação ser mais lenta.
– Cremes ou óleos: diluir no máximo 60 gotas para cada 100 mL de óleo ou creme. Para peles sensíveis, reduzir a concentração pela metade: usar no máximo 30 gotas.

Os óleos essenciais são excelentes para nos proporcionar bem estar físico e mental, sendo uma forma extremamente agradável (e cheirosa!) de aliviar tensões e problemas leves. Mas, em caso de quadros mais graves, procure sempre um médico, e use a aromaterapia como complemento ao tratamento. Com certeza, os óleos essenciais florais tem grande potencial para trazer mais amor e equilíbrio para nossa mente.

Referências:

Aromaflora – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia

Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e atualmente está fazendo a formação em Organic Skincare Formulation na Formula Botanica.

Deixe
seu comentário

X