Newsletter Jaci

Inscreva-se na nossa newsletter e receba no seu e-mail as melhores dicas e promoções exclusivas.


Procurar

Jaci Natural

  /  Feminismo   /  Conheça a ONG Agatha, que reintegra mulheres do sistema prisional

Conheça a ONG Agatha, que reintegra mulheres do sistema prisional

A ONG Ágatha é uma das instituições que escolhemos apoiar nessa campanha do dia das mulheres. A cada compra realizada no nosso site, doamos R$ 2 para uma das duas ONGs fundadas por mulheres e que trabalham para fortalecer mulheres em situação de vulnerabilidade, à sua escolha.

Infelizmente, a Ágatha está passando por um momento difícil e precisa muito da ajuda de todos para continuar com a luta contra a violência doméstica e auxílio as vítimas, enfrentamento ao tráfico humano e cursos profissionalizantes, visando a ressocialização de egressos do sistema prisional. Clique neste link e faça a sua doação para manter esse projeto vivo!

A iniciativa trabalha para reintegrar socialmente mulheres que cumprem ou cumpriram pena, que sofrem violência doméstica, violência emocional, dependência química, vulnerabilidade econômica, além de atuar como uma ferramenta de prevenção e combate a realidade do tráfico humano que acomete mulheres e crianças na região nordeste.

A ideia do projeto surgiu há cinco anos, quando Talita Verônica da Silva, missionária e estudante de serviço social, mudou-se do Rio de Janeiro para Aracaju e teve contato com a realidade da vulnerabilidade da mulher nordestina. Em 2015, Talita e sua amiga Valéria Santos, sergipana, missionária e estudante de psicologia, decidiram ser parte da resposta para a necessidade da mulher sergipana. Então abriram juntas a ONG Ágatha e que hoje conta com diversos voluntários.

Atualmente, a ONG atua nos seguintes projetos:

Formação Educacional e Profissional Social: Esse projeto consiste em oferecer cursos profissionalizantes gratuitos, sendo o público alvo egressos e egressas do sistema prisional e jovens de baixa renda da cidade de Aracaju. São cursos como informática básica e avançada, atendente de farmácia, webdesign, agente de turismo, auxiliar de logística, auxiliar administrativo, dentre outros. Em 2020, a ONG possui 20 alunos cadastrados no programa.

Ateliê Tecendo Sonhos: Programa que visa fortalecer mulheres de baixa renda por meio do empreendedorismo e desenvolvimento econômico sustentável individual e coletivo, através da educação financeira e do ensino de artesanato, promovendo autonomia econômica. O projeto ajuda mulheres da comunidade da Malvina no Bairro Aeroporto em Aracaju. Em 2020, 6 mulheres estão recebendo acompanhamento através desse projeto.

Sua Vida Vale Mais: O objetivo desse projeto é informar, prevenir e combater a realidade do tráfico humano, violência doméstica e suicídio, através de campanhas de conscientização junto à sociedade sergipana. Isso é feito através de panfletagem, entrevistas em TV, palestras em escolas e seminários.

Atendimento Psicossocial Jurídico Gratuito: Atendimentos destinados a pessoas de baixa renda, vítimas de violência doméstica e egressos e egressas do sistema prisional. A ONG já ofereceu atendimento para mais de 40 pessoas com 3 psicólogas voluntárias para atender demandas como transtorno de ansiedade, depressão, dentre outras. Através da parceria com o núcleo de práticas jurídicas da UNIT em Aracaju, já foram atendidas mais de 10 pessoas com demandas relacionadas a pensão alimentícia e usucapião.

É um projeto muito bonito e importante socialmente. A Ágatha olha e cuida de mulheres completamente deixadas de lado na nossa sociedade. Feito por mulheres e para mulheres. Ajude a manter esse projeto vivo, contribua aqui: https://agatha.apoiar.co/

Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e é certificada em Advanced Organic Skincare Science pela Formula Botanica.

Deixe
seu comentário

X