Newsletter Jaci

Inscreva-se na nossa newsletter e receba no seu e-mail as melhores dicas e promoções exclusivas.


Procurar

Jaci Natural

  /  Aromaterapia   /  Aromaterapia para o alívio de problemas digestivos

Aromaterapia para o alívio de problemas digestivos

Quem aí costuma exagerar na comilança, a ponto de comer até passar mal? Eu particularmente gosto muito de comer, e sempre acabo comendo um pouco além da conta. Mas mesmo comendo tanto, dificilmente tenho problemas digestivos. Além do meu estômago ser bem forte, o fato de eu ser vegana também ameniza bastante esse problema. Lembro que quando eu me acabava na lactose (no rodízio de fondue, aff) saía super enjoada e passava mal a noite inteira.

 

Mas tudo bem exagerar de vez em quando, né? A boa notícia é que temos uma ferramenta muito eficiente e completamente natural para amenizar os desconfortos digestivos: a aromaterapia! E eu tive uma experiência esses dias em que eu usei só óleos essenciais para aliviar uma indigestão, e fiquei surpresa com o resultado – funcionou e foi muito rápido! Por isso, vim aqui compartilhar a história com vocês.

 

Na sexta eu fiz um jantar pra mim e pro meu namorado, e ele exagerou um pouco demais na comilança. O resultado foi que, no meio da madrugada, ele acordou com azia e má digestão, perguntando se eu tinha um Epocler pra ele tomar. Mas aqui em casa não costumo ter essas coisas (só óleos, argilas e chás! haha), então eu fui correndo consultar meu material de aromaterapia. Vejam alguns trechos do texto que encontrei no site da Aromaflora:

 

“Os óleos essenciais e massagem ajudam a reduzir o mal-estar e os sintomas de problemas digestivos causados por estresse, comer demais, alergia ou intoxicação. O óleo essencial de hortelã-pimenta acalma o processo digestivo e combate a flatulência; e o de alecrim age sobre o fígado, estimulando o fluxo da bile, que ajuda a digestão.

 

As queixas digestivas mais comuns incluem diarréia, constipação e acúmulo de gases. Os óleos essenciais com propriedades antiespasmódicas ajudam a relaxar o músculo liso que reveste o intestino e facilitam a liberação de gases. Os melhores óleos essenciais antiespasmódicos nesta instância são funcho doce, gengibre, anis, laranja doce e hortelã-pimenta, massageado suavemente sobre o abdome.”

 

Depois de ler esse texto, dei uma olhada nos meus óleos e para minha surpresa vi que tinha o óleo de funcho e de hortelã! E aí fiz o seguinte: coloquei um pouco de óleo vegetal na mão, pinguei 2 gotas de óleo essencial de funcho e mais umas duas de hortelã-pimenta, e massageei o estômago dele fazendo movimentos circulares, até o óleo todo penetrar na pele.

 

E não é que em alguns minutos o desconforto começou a diminuir? Passados uns 15 minutos, por volta de 80% de todo o desconforto já tinha ido embora! E aí rapidinho ele conseguiu voltar a dormir.

 

Nunca tinha usado nenhum OE para tratar indigestão, mas confesso que fiquei impressionada e feliz com esse resultado. Já havia usado a hortelã-pimenta para enjôo (e funciona demais, podem usar!). Mas essa combinação da hortelã com o funcho foi power para o estômago, melhor do que qualquer remédio!

 

Lembrando que o funcho é um óleo que deve ser usado com moderação, pois pode causar sensibilidade em algumas pessoas. Não o utilize em mulheres grávidas e em pessoas que sofram de epilepsia, endometriose ou de algum tipo de câncer dependente de estrogênio. A hortelã também não deve ser usada em mulheres gestantes, durante tratamentos homeopáticos, em pessoas epilépticas ou com histórico de cardiopatia.

 

Para esses casos, usar óleos mais seguros, como a laranja doce.

 

E aí, gostaram da dica? Já usaram algum óleo essencial dessa forma?

 

Referências:

 

http://www.aromaflora.com.br/aliviando-problemas-digestivos-com-aromaterapia/

Engenheira Química pela UFSCar, com pós graduação em Sustentabilidade pela Universidade da California em Los Angeles. Logo depois que terminou sua pós, começou a empreender na Jaci. Fez cursos de saboaria natural no Santo Sabão, se formou como aromaterapeuta pela Aromaflora e atualmente está fazendo a formação em Organic Skincare Formulation na Formula Botanica.

Comentários

  • Avatar of Daniella Kakazu

    carla.guima.cunha

    Daniela, ola. Antes de mais parabens pelo site e pelos produtos. Fiz hoje a primeira encomenda e mal posso esperAr para experimentar. Sou portuguesa a residir no BrasiL e ,embora Em portugal e na europa , a a disponibilidade de cosmeticos organicos e veganos ja seja Uma realidade, no Brasil ainda tenho alguma dificuldade em encontrar. Sobretudo porque nao tenho referencias. A vossa marca é referida em varios sites como confiAvel e portanto vou experimentar. Relativamente ao artigo, mais 7ma vez a questao é: onde encontrar oleos essencais de confiança? Tentei o site da Anvisa, mas confesso que nao ajudou muito, talvez porque nao sei o nome ofical das Marcas. Muito obrigado.

    14/10/2018
    reply

Deixe
seu comentário

X